Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Canastra - Como Jogar!

Canastra, termo em espanhol que significa cesta, é um jogo de cartas que nasceu no Uruguai e se espalhou pela América Latina na década de 40. Em 1950, o jogo se tornou uma febre nos Estados Unidos e continua popular até hoje. 

Neste artigo, vamos mostrar como jogar canastra e outras variações, como a canastra italiana, o pennies from heaven e o samba. Vamos nos ater a cada detalhe do jogo, incluindo a distribuição das cartas e a pontuação, e detalhes como o papel da carta número três (tranca), como comprar e trancar o lixo, e como marcar a pontuação. Além disso, daremos várias dicas para você saber o que fazer durante o jogo.
Agora vamos começar aprendendo a jogar canastra básica.


Número de jogadores: Quatro, em parcerias. Os pares jogam de frente um para o outro. 


Combinações: Uma combinação de pelo menos três cartas de mesmo valor. 


Objetivo: Fazer 5.000 pontos ou mais combinando cartas e formando canastras (jogada de sete cartas que recebe pontos extras).


As cartas: Dois baralhos padrão de 52 cartas são misturados com quatro curingas, num total de 108 cartas. Lembre-se de usar baralhos iguais. Curingas e dois (2) são trunfos e podem ser combinados apenas com cartas acima do três. Essencialmente, uma combinação de três cartas pode ter apenas um trunfo


Jogando: o jogador a esquerda do carteador lidera, e o jogo continua no sentido horário até terminar a mão. Ao mesmo tempo, o jogador pode comprar a carta de cima do monte ou do lixo. Se você comprar do lixo, deve pegar todas as cartas e usar a carta de cima para formar uma combinação (veja “comprando o lixo”).
Após comprar uma carta e fazer as combinações, você deve descartar uma carta (a menos que esteja batendo). Todas as cartas do lixo devem estar viradas para cima, salvo as exceções a seguir que serão mencionadas no futuro.

O seu time não tem pontos suficientes para baixar sua primeira combinação, então você deve comprar do monte.
Porque você e o seu parceiro ainda não fizeram uma combinação e essa é a primeira rodada, mesmo que você pegasse o
6 para
fazer uma combinação de três 6 junto com a sua combinação de
2- 4 e 4, você ainda não teria pontos suficientes (45 pontos) para baixar sua primeira combinação, então você deve comprar do monte


Combinações: as combinações são baixadas viradas para cima na mesa conforme vão sendo feitas. Os parceiros unem suas combinações e juntos tentam montar canastras (combinações de sete cartas). Os trunfos (curingas e dois) podem ser usados em combinações substituindo qualquer carta exceto o 3, mas não podem ser combinados para formar uma combinação sozinhos. As canastras devem conter pelo menos quatro cartas acima de três. A primeira combinação de um time deve ter um número específico de pontos. O valor dos pontos aumenta ou diminuiu no decorrer de um jogo (veja o quadro ao lado sobre primeiras combinações para mais detalhes). 

Parceiros podem fazer combinações de mesma qualificação do que as combinações dos seus adversários, mas não podem fazer duas ou mais combinações de mesma classificação para si mesmos (por exemplo, o seu time não pode fazer duas combinações de 6). Você não pode adicionar cartas às combinações dos seus adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário