Coringa – São as cartas representadas pelo número 2. Toda e qualquer carta com o número 2 é um coringa e serve para substituir outra carta do jogo.
Se o coringa estiver localizado entre um As e um três este não é considerado um coringa e sim uma carta normal da seqüência.
Monte – Quando o jogo inicia, das 104 cartas do jogo 11 são distribuídas para cada jogador, as restantes são posicionadas no centro da mesa para que cada jogar em sua vez possa comprar uma carta do monte, estas cartas são o monte
(estas cartas são posicionadas de cabeça para baixo para que nenhum jogador as veja)
Morto – São dois montes de cartas ( 11 em cada monte ) localizados à esquerda do monte principal. Quando acabar as cartas na mão de algum jogador este pode comprar um morto. No jogo individual (2 jogadores, um contra o outro ) cada jogador têm direito de comprar 1 morto. Jogo de duplas apenas um jogador de cada dupla pode comprar o morto. (o morto também é posicionado de cabeça para baixo como o monte).
O morto deverá ser comprado por um jogador caso as cartas da mão acabem, e se houver morto disponível para ele. (se não houver morto disponível é o fim do jogo)
Lixo – São as cartas que ficam ao lado direito do monte com a face virada para cima, visíveis a todos os jogadores. O lixo é o lugar onde um jogador realiza o descarte depois de comprar uma carta do monte e criar ou incluir cartas em um jogo.
Compra do monte – Quando é a vez de um jogador jogar a primeira coisa que ele pode fazer é comprar uma carta do monte ou comprar o lixo.
Descarte – É o ato de se jogar uma carta no lixo após uma compra do monte, passando sua vez para o próximo jogador.
Pontos de batida – É o valor de pontos que os jogadores deverão alcançar para finalizar um jogo.
Batida – É quando o jogador (ou seu parceiro) já comprou o morto e as cartas de um dos jogadores acabaram. Quando um jogador realiza a batida sem jogar uma carta no lixo, esta é considerada uma batida direta caso contrário é considerada uma batida indireta.
Jogos na mesa – Quando um jogador selecionar 3 ou mais cartas de sua mão e baixar na mesa isso é considerado um jogo. Porém para ser um jogo válido as cartas deverão ser do mesmo nipe e estar na seqüência ou se as cartas forem iguais, do tipo charuto. ( exemplo 4,4,4 ).
Jogo tipo charuto – São três ou mais cartas iguais (com ou sem coringa).
Seqüência do buraco – é a ordem das cartas para se criar um jogo:
A,2,3,4,5,6,7,8,9,10,J,Q,K,A
Canastra limpa – é um Jogo que contêm 7 ou mais cartas na seqüência, domesmo naipe e sem curingas substituindo outra carta.
Canastra suja – é um Jogo que contêm 7 ou mais cartas na seqüência, do mesmo naipe mas que têm um coringa substituindo uma carta da seqüência.
Canastra real – é um jogo que contêm todas as cartas de um dos nipes existentes, exemplo: AC,2C,3C,4C,5C,6C,7C,8C,9C,10C,JC,QC,KC,AC.
Meia Canastra real – é uma canastra real, mas sem um dos Ases das extremidades, exemplo: AC,2C,3C,4C,5C,6C,7C,8C,9C,10C,JC,QC,KC
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